Síndico Profissional, boa opção para seu condomínio?

Em alguns condomínios, vários fatores podem levar a considerar a contratação de um síndico profissional.  Em conjuntos onde há muita disputa entre as chapas ou pouco interesse de moradores em tomar essa função, também podem cogitar essa solução. Mas é crucial saber como funciona a contratação desse profissional antes de tomar qualquer decisão.

Síndico Profissional

Quais Funções do Síndico Profissional?

O síndico profissional pode cumprir as mesmas funções do síndico morador, ou seja: cobrar as taxas condominiais, cuidar da conservação e segurança das áreas comuns, zelar para que as regras e determinações da convenção sejam respeitadas, aplicar multas e sansões, entre outras funções.

Remuneração do Síndico Profissional

É comum questionar antes da contratação o custo do profissional por mês, se cabe no orçamento do condomínio. E também se houver necessidade de corte de custos, o profissional irá colaborar. Quanto ao salário, isso depende do seu condomínio, do porte do local, e de quanto os moradores estão interessados em investir em um profissional para gerir o local.

Contrato com administradora de condomínios

A maioria desses profissionais não são autogeridos e tem contrato com administradores de condomínio ou empresas especializadas em síndicos profissionais. Mesmo quando não estão vinculados às administradoras, o síndico profissional deve trabalhar junto à empresa.

Atendimento

Na grande maioria dos casos, o síndico profissional não atua em apenas um condomínio. É comum que tenha alguns clientes e se reveze entre os empreendimentos.  Por isso é importante definir em contrato o número de visitas semanais do síndico e o horário de atendimento aos moradores.

Perfil do profissional

O síndico profissional deve ter um perfil de liderança, saber lidar com pessoas e ser organizado. Como formação, é ideal que tenha conhecimentos de administração de empresas, contabilidade, direito e recursos humanos. Também é crucial que o profissional esteja antenado com as novidades de gestão de condomínios.

A escolha do síndico profissional ou morador, varia de acordo com o perfil do condomínio e todas essas questões devem ser levadas em consideração na hora da decisão. É importante tomar a decisão correta para modernizar a gestão predial. Independente do perfil do síndico, ele deve usar novas ferramentas para facilitar os processos dentro do conjunto. A Union DATA oferece softwares de gestão condominial para gerir todas as tarefas do síndico e da administradora de empresas. Conheça as novidades aqui