Salão de festas e churrasqueira. Saiba como gerenciar os espaços comuns em condomínios

Organizar festas em ambientes comuns do condomínio, como churrasqueiras e salões de festas pode causar mais problemas do que divertimento, porém, seguindo algumas regras de convivência, é possível aproveitar o evento sem atrapalhar o próximo.

espaços comuns em condomínios

Primeiro, é importante lembrar que, apesar de serem muitas vezes áreas reservadas, salões e churrasqueiras fazem parte das áreas comuns do conjunto predial e, por isso estão sujeitas às regras acordadas da convenção de condomínio. Essas regras podem estipular horário de abertura e fechamento, número de convidados permitidos, valor do aluguel do ambiente e outras coisas.

Além das regras do condomínio, também existem leis que devem ser respeitadas. Em relação ao horário onde sons altos podem ser executados, na maior parte do Brasil, a legislação segue o padrão de 22h como limite. Porém, convenções condominiais podem mudar esse limite para mais cedo ou mais tarde.

Além das regras, é importante também usar o bom senso para manter a boa convivência no condomínio. Evite que os convidados usem espaços que não estejam reservados para seu evento, assim não atrapalharão outros condôminos e vizinhos. Fique atento às regras em relação à utilização de vagas de visitantes, e não permita carros estranhos em vagas reservadas para condôminos. Após a festa, assegure-se de que o salão de festas fique limpo, respeitando o direito do próximo condômino de utilizar um espaço saneado.

Seguindo essas pequenas dicas, é possível fazer um evento dentro do condomínio sem grandes problemas. É possível que mesmo assim, existam reclamações e conflitos entre vizinhos. É importante mediar essas diferenças com educação e respeito, entendendo ambos os lados e tentando achar uma solução que atenda a todos.

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