Dicas para resolver conflitos em condomínio

Uma das principais funções de um síndico ou administrador é resolver os conflitos em condomínios. Essas desavenças entre moradores, proprietários e locatários surgem por diversos motivos e, na maioria dos casos, é possível solucionar os problemas ou até mesmo antecipá-los, para que novos confrontos não ocorram.

Em um ambiente comum, dividido por diversas pessoas é comum que as pessoas tenham interesses que colidam umas com as outras. Portanto é quase impossível que não haja conflitos em condomínios, mas é possível mediá-los da melhor maneira possível, respeitando ambas as partes e sabendo encontrar uma resolução, que mesmo que não agrade todos os envolvidos, resolva a situação.

Deveres do síndico

Primeiro é importante lembrar que segundo a lei, compete ao síndico:

“Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia” e “Cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas”. Ou seja, às vezes é necessário sim aplicar sansões e até multas aos moradores, caso estejam infringindo alguma regra e por isso causando conflitos no condomínio.

Saber ouvir

Mas essas devem ser medidas utilizadas apenas em último caso. Os conflitos em condomínio podem ser solucionados com uma gestão mais tranquila, amigável. É importante saber ouvir as partes. Tente entender os fatos, para além das versões que uma ou outra parte do problema produzem. Assim, você não tomará partido erroneamente e solucionará o problema da melhor maneira possível.

Conheça os condôminos

Em um conjunto muito grande é difícil conhecer todos os moradores, porém é importante para resolução de conflitos em condomínios saber quem são os condôminos e ajustar sua maneira de gerir as negociações de acordo com a personalidade de cada um.

Seja discreto

O síndico ou administrador às vezes acaba sendo o responsável por criar novos conflitos no condomínio, por comentar ou deixar escapar detalhes de situações de um morador para outro. Por isso é importante manter a discrição sobre algumas informações que você, pela posição, acaba recebendo. Além de ser uma questão de educação, isso também fortalece seu relacionamento com os condôminos e facilita a convivência.

Paciência

Nem todo conflito em seu condomínio será resolvido logo de cara. Pessoas são diferentes e têm histórias de vida distintas. Por isso, em alguns casos, será necessário explicar e exemplificar mais de uma vez alguma coisa para que todos entendam e cheguem a um acordo. A paciência é imprescindível em uma função como a de síndico, em que se tem de lidar com as expectativas das pessoas o tempo todo.

Transparência como maior aliada

Quanto mais informações sobre o funcionamento da administração os moradores tiverem, melhor será o relacionamento entre eles e os síndicos. As pessoas esperam é clareza e honestidade nas prestações de contas e facilidade para encontrarem informações sobre o condomínio. A Union Data oferece soluções digitais que aumentam a transparência na gestão do conjunto e facilitam na integração dos condôminos. Os softwares da empresa, referência no mercado, oferecem, por exemplo, a prestação de contas online, para que os moradores possam conferir os gastos do condomínio pelo seu computador. Oferece também soluções que possibilitam a gestão de espaços comuns, evitando conflitos por datas e aluguel de churrasqueiras ou salões de festa. Ainda permitem também a divulgação de atas de assembleias e outros comunicados de maneira digital. Conheça os benefícios que os produtos da Union Data podem trazer para sua empresa.