Conta de água individual: saiba como funciona

Lei em condomínios novos e uma opção de barateamento nos mais antigos, a individualização das contas de água é assunto recorrente em qualquer administração condominial.

Desde 2016, em uma lei sancionada pelo presidente Michel Temer obriga que novos conjuntos prediais tenham medidores de consumo de água individuais para cada unidade.

 

“As novas edificações condominiais adotarão padrões de sustentabilidade ambiental que incluam, entre outros procedimentos, a medição individualizada do consumo hídrico por unidade imobiliária. ”

 

Mesmo em condomínios mais antigos, que não se enquadram na lei, a individualização está sendo adotada, pois garante economia na conta de água e evita conflitos entre condôminos sobre o consumo de água de cada um. Outro importante fator que depõe a favor dessa nova prática, é o fato de que a medição individual isenta os moradores de arcarem com os gastos de água de inadimplentes, já que com a medida, a conda de água se desvencilha da cobrança da taxa condominial.

 

O sistema de medição Individualizada do consumo de água em condomínios e conjuntos prediais funciona da seguinte maneira: devem ser instalados novos hidrômetros, capazes de medir o consumo de água de maneira individual para cada apartamento. Assim, cada apartamento pagará apenas pelo o que consumiu. Também continuam ligados os hidrômetros que medem o gasto de água das áreas comuns do condomínio e esse gasto continuará sendo dividido por todos os moradores mensalmente, dentro do valor do condomínio.

 

A Union DATA, empresa especializada em softwares para administração de condomínio, disponibiliza, dentro de seus softwares ferramentas que facilitam o controle da medição individual de água. O sistema Condominium possui recursos que possibilitam o controle de consumo e contas como gás e água, permitindo guardar registros com fotos do hidrômetro, além de impressão de balancetes, recibos e notas de consumo. Saiba mais sobre as soluções da Union DATA www.uniondata.com.br