Responsabilidade do síndico

A saúde e a segurança do trabalhador são de responsabilidade do empregador. No caso dos condomínios, a atribuição do cumprimento desses cuidados é do síndico em exercício.

Para cumprir efetivamente essa obrigação, cabe ao síndico constantemente fiscalizar que o condomínio entregue em perfeito estado de conservação e funcionamento todas as ferramentas e utensílios aos seus funcionários, os protegendo contra os riscos de acidentes ou doenças profissionais inerentes às atividades por cada um deles desenvolvidas.

Entende-se como Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo aquele aparato cujos componentes previnem e reduzem substancialmente a possibilidade de ocorrências de acidentes do funcionário no exercício de suas funções diárias.

Essa verificação deverá fazer parte prioritariamente das tarefas do síndico ao iniciar suas atividades no condomínio. Isso porque, em caso de acidente, a responsabilidade pela omissão poderárecair sobre ele.

O tema é regido pela Norma Regulamentadora NR06, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).De acordo com a mesma, cabe ao condomínio adquirir o equipamento adequado para cada atividade; exigir o seu uso; orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado dos EPIs; substituir imediatamente o equipamento danificado; além de registrar o seu fornecimento ao trabalhador.

A comprovação da entrega ao trabalhador é item de fundamental importância nos casos de acidentes, tanto nos de menor quanto nos de maior gravidade. Por essa razão, é essencial realizar o registro do fornecimento dos equipamentos, o que poderá ser efetuado adotando-se livros, fichas ou sistema eletrônico.

Ao funcionário também são atribuídas algumas responsabilidades. A ele, cabe cumprir as determinações de usar corretamente os referidos equipamentos, utilizá-los exclusivamente para o fim que se destina, além de comunicar imediatamente ao síndico ou seu preposto qualquer situação que impossibilite o seu uso.

A não observância dessas determinações acarretará as sanções previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que vão de advertência, suspensão até ao desligamento do condomínio por justa causa.

Como exemplo de EPIs mais frequentemente utilizados nos condomínios, há luvas,máscaras,protetores auriculares e botas de borracha, para faxineiros; protetores auriculares, ocular e facial, e máscaras com ou sem filtro, para jardineiros; capacetes, aparatos de proteção para os pés e pernas, além de cintos de segurança, para os profissionais de manutenção, isso entre outros equipamentos destinados para cada tipo de função.

Éfundamentalressaltar que não basta apenas disponibilizar e entregar o equipamento para o trabalhador. É preciso e indispensável fiscalizar o uso do mesmo permanentemente, sob sério risco de aplicação de penalidades pelo órgão regional do MTE, além de prejuízos financeiros com eventuais indenizações causadas a funcionários acidentados decorrentes de sua não utilização.

Infelizmente, muitos são os condomínios que não dão a devida importância ao tema. Fazer da norma do uso de EPIs um costume, avaliando as características de cada condomínio, é obrigação do síndico, não apenas por tratar de determinação legal, mas para manter a integridade física dos trabalhadores de cada empreendimento. Assim, todospoderão executar suas tarefasdiárias de forma eficiente e segura.

* Gabriel Karpat é diretor da GK Administração de Bens e coordenador do curso de síndicos profissionais da Gabor RH – diretoria@gk.com.br

Materia publicada no portal sindiconet

5 Novas Tendências de Gestão de Condomínios 2016

  • Gestão através de administradoras conceituadas e com Experiência no Mercado;

  • Prestação de contas transparente e fácil Acesso Para Consultas e Emissão de 2ª vias de boletos / reservas de áreas comuns do condomínio;

  • Segurança na contratação de terceiros e encargos trabalhista;

  • Grande valorização de software para gestão de condomínios;

  • Importância da previsão orçamentária.

Condomínios que reúnem moradia e comércio são tendência de mercado

Empreendimentos com moradia e comércio têm alto potencial de consumo.
Facilidade de morar e trabalhar no mesmo lugar atrai empresários.

CLIENTE UNION DATA DESDE 2007 !

Condomínios que reúnem moradia e comércio são tendência no mercado imobiliário. Para pequenos empresários, a principal vantagem é ficar perto dos clientes. Em São Paulo, um condomínio em Pirituba, na Zona Oeste, tem 123 mil m² de terreno e 27 torres de apartamentos, com ruas, pontos de táxi, comércio e um cobiçado potencial de consumo. A ex-bancária Rose Dias Magro, por exemplo, montou uma perfumaria dentro do condomínio, fatura R$ 3 mil por mês e atende, em média, 20 clientes por dia. Outro negócio que funciona no mesmo condomínio é a imobiliária de Regina Batista e Jorge de Araújo, que faz venda e locação dos imóveis e fatura R$ 45 mil reais por mês em comissões.

 

2ª Via de boleto Expresso

O condômino poderá retirar a sua segunda via de boleto atualizada utilizando seu CPF ou um número de um boleto da sua unidade.

Basta inserir no site da sua empresa o link para essa página e divulgar nos condomínios essa nova opção.
Não necessita de login e senha, apenas o número de um boleto da unidade ou o CPF.
Caso tenha alguma dúvida com esse procedimento, entre em contato: suporte@uniondata.com.br ou abra um chamado no nosso site, clique aqui e veja como.

 

Inclusão de Condomínio no UnionWeb

Na nova versão do sistema UnionWeb, o próprio administrador poderá incluir novos condomínios. Com rápido procedimento o Condomínio ficará ativo no nosso sistema online.

Como fazer a inclusão

Para colocar no ar o novo Condomínio, com a senha do administrador, acesse a Aba Sistema> Consumo> Incluir Condomínio.

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Em caso de exclusão de Condomínio, solicitamos que seja encaminhado um email para suporte@uniondata.com.br informando o código e nome do Condomínio.

Segunda via de boletos para clientes Union Data

A partir de agora a impressão de segunda via do boleto poderá ser realizada em nosso site www.uniondata.com.br, facilitando assim o seu acesso ao boleto, otimizando tempo.


Veja como é fácil, não precisa de login é só clicar e imprimir:

Na área “Suporte”, clicando no botão “Segunda Via”

Vamos continuar enviando a primeira via para o e-mail cadastrado, fique atento ao seu vencimento padrão e caso não tenha recebido, ficou fácil emitir a segunda via com esse novo método de auto-atendimento, dessa forma evitará a cobrança da multa contratual.

Estamos trabalhando para melhor atendimento e relacionamento entre nós, pois para nós, quem faz a Union Data é você!

Excluir Emissões

Essa opção do sistema deve ser utilizada com muita atenção!

Se trata de uma ação definitica, que não tem volta, caso precise excluir recibos que foram gerados errados e substituidos através da geração de uma nova emissão, utilize a opção: Cancelar recibos e não Exclua a emissão anterior.

Veja como:

01 – Menu> Rateio> Cancelar Recibo

  • Selecione a emissão que deseja eliminar
  • Serão listados todos os recibos da emissão, clique em Sel. todos
  • Clique em processar e descreva o motivo desse cancelamento

Assim, todos os recibos dessa emissão serão excluidos, porém, caso seja necessário reativar algum desses recibos, utilize a opção:

02 – Menu> Rateio> Voltar Recibo Cancelado

Assim, os recibos cancelados poderão ser restaurados a qualquer momento, diferente da exclusão de emissão, que não permite restauração.

Compartilhe essa dica com todos os colaboradores da sua administradora.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato.