Regras para quadras poliesportivas em condomínios

A maioria dos condomínios possuem áreas de lazer para práticas esportivas, porém é importante haver regras para quadras poliesportivas em condomínios. Em alguns conjuntos, as quadras podem ser utilizadas apenas por moradores, em outros, é permitida a entrada de visitantes. O horário de funcionamento e outras regras de uso também variam de condomínio para condomínio. Veja alguns dos principais pontos.

Quem pode usar?

Quadras poliesportivas em condomínios fazem parte da área comum do prédio, porém podem sim ter seu uso reservado apenas para moradores. A questão deve ser solucionada em assembleia. Podendo, assim os condôminos decidirem junto com a administração se a quadra será exclusiva para moradores, livre para visitantes ou se terá regras de limite de visitantes por unidade. Lembrando, que como em qualquer outra condição, os moradores podem ser responsabilizados pelas ações dos visitantes em suas unidades.

Horário de Funcionamento

Quadras poliesportivas em condomínios podem ter horários fixos determinados. Em via de regra, o horário mais comum é das 8 às 22, respeitando a lei do silêncio. Porém, em alguns conjuntos o tempo de utilização pode ser reduzido ou ampliado, de acordo com a vontade dos moradores. Novamente o assunto deve ser decidido em assembleia.

Objetos e equipamentos na quadra

Obviamente, objetos como bolas podem entrar sempre em quadras poliesportivas em condomínio. Equipamentos como traves móveis, redes de vôlei e de tênis também são aceitas e até fornecidos por alguns conjuntos. Porém, quadras diferentes têm regras diferentes. Em quadras de futebol com grama sintética, por exemplo, é comum que sejam proibidas chuteiras de trava alta, que danificam o piso. Em quadras poliesportivas, costuma-se proibir o uso de skates, patins e bicicletas, até para evitar acidentes. Comidas e bebidas também são proibidas dentro das quadras, exceto em ocasiões especiais (como em condomínios que usam essa área para festas, por exemplo).

Bom Senso

Antes de aplicar qualquer mudança ou regulamentação nas quadras poliesportivas em condomínio, é necessário usar o bom senso. Nem sempre as pessoas que utilizam as quadras têm voz ativa nas assembleias, por serem menores de idade, por exemplo. Porém a vontade de todos deve ser respeitada. Limitar o uso de um bem do condomínio nem sempre é a melhor saída.

Existem ferramentas no mercado que podem ajudar o seu condomínio no trato com os condôminos, podendo facilitar a tomada de decisões como essa. A Union DATA oferece ferramentas que criam um painel digital, permitindo que discussões possam ser feitas antes das assembleias. Além disso a Union DATA oferece também softwares de gestão completos para seu condomínio. Conheça as soluções da Union DATA.