Prestação de Contas

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Nesta função estão agrupados os principais relatórios necessários à confecção da pasta com a de prestação de contas para o síndico.

São eles:

Balancete demonstrativo do período
Demonstrativo das receitas
Demonstrativo das despesas
Relação dos devedores
Extrato dos lançamentos

 

Procedimentos:

Na Aba Solicitação:

Informe o código do condomínio (Inicial e Final). Para um condomínio apenas, repita o código
Informe o período da prestação de contas
Caso queira selecionar apenas os condomínios de um determinado gerente, basta informar o código do gerente

Impressão em Frente e Verso:

Marques está opção se possuir uma impressora instalada e configurada com essa função
Faixa de bloco e unidades - Selecione as faixas de blocos e unidades, caso queira separar os lançamentos dessa forma, caso queira demonstrar todos os blocos e unidades, deixe esses campos em branco.
Seleção de endereço - Selecione o tipo de endereço de envio
Somente Balancete (Não imprimir o verso) - Não imprimi os dados de entrega
Imprimir quadros com fundo cinza - Imprimi os dados do verso com fundo cinza

Opções:

Gerar arquivo para Internet - Gera um arquivo para ser publicado na internet
Gerar arquivo para MSWord - Salva um arquivo no formato .RTF
Gerar para arquivo texto - Salva um arquivo no formato .TXT
Utilizar parametros do cadastro de condomínios - Quando marcado, traz as configurações gravadas no cadastro de condomínios (Vide Cadastro de Condomínios, aba Diversos, botão “Parâmetros para recibo e balancete”)
Enviar direto para impressora - Ao marcar essa caixa os relatórios serão enviado direto para a impressora


Botão “Avançado”

Quadro “Balancete”

“Pular página por conta” – Causa uma quebra de página a cada conta do balancetes (padrão = desmarcado)
“Não consolidar Receitas” – Anula o campo “Acumular Receitas no nível __” (padrão = desmarcado)
“Form. Timbrando” – Imprime o balancete deixando um espaço no topo da página para a acomodação do timbre (logotipo) do formulário (padrão = desmarcado)
“Acumular despesas no nível __ (0 = Não acumular” – Informe neste campo o grau do plano de contas para acumulo dos lançamentos de despesa. Os graus inferiores serão consolidados neste grau, sendo que 0 (zero) não acumula. (padrão = 2)
“Acumular receitas no nível __ (0 = Não acumular” – Informe neste campo o grau do plano de contas para acumulo dos lançamentos de receita, sendo que 0 (zero) não acumula. (padrão = 2)

Quadro “Relatório de Despesas”

“Quebrar p/ Conta” ou “Quebrar p/ Descrição” – Define a ordem de impressão das contas dos lançamentos do demonstrativo de despesas. (padrão = Quebrar p/ Conta)

Quadro “Ordenado por"

“Data”, “Descrição”, “Cheque”, "Plano" – Define a ordem de classificação dos lançamentos dentro de cada conta (padrão = Ordenado por Data)

Quadro “Relatório de Devedores”

“Imprimir código da unidade” – Determina se serão impressos no relatório os códigos das unidades - Só é válido na opção “Somente total por unidade”). (padrão = marcado) “Imprimir nome da unidade” – Define se serão impressos os nomes das unidades no relatório de devedores - Só é válido na opção “Somente total por unidade”) (padrão = marcado)
“Considera devedor recibo com vencimento dentro do período” – Define se os os recibos que tenham seu vencimento dentro do período solicitado e que não tenham sido pagos até a data final da solicitação serão considerados como devedores”(padrão = marcado)
“Imprime somente recibos c/ vencimento no período” – Se marcado, só serão processados os recibos que tenham seu vencimento dentro do período solicitado (padrão = desmarcado)
Botão mensagem - Vide relação de devedores - clique aqui

Quadro “Relatório de Receitas”

“Por ordem de unidade” – Define se a ordem do demonstrativo de receitas será por ordem do código da unidade (padrão = desmarcado)

Quadro “opções de Impressão”

“Endereço do condomínio” – Define se será impresso o endereço do condomínio nos relatório de prestação de contas (padrão = marcado)
“Demonst. Fin. No Balancete” – Define se o quadro de demonstração financeira será incluído no balancete (Vide menu Condomínium / Contábil / Lançamento de Demonstração Financeira) (padrão = marcado)
“Pagamentos Antecipados” – Define se os pagamentos pagos antecipadamente serão tratados de forma diferenciada. (padrão = marcado) Obs.: É considerado pagamento antecipado, quando o recibo é pago no mês anterior ao seu vencimento, ex.: Período de fechamento: 01/10/2003 a 31/10/2003 Vencimento do recibo: 15/10/2003 Data de pagamento: 25/09/2003
“Devedores no Balancete” – Define se deve aparecer no balancete irá tratar os devedores (valor total de cotas em atraso) - (padrão = marcado)
Quadro de Resumo” – Define se será impresso um quadro com o resumo dos saldos do condomínio no balancete (padrão = marcado)
“Especificar Saldo REAL” – Define se será impresso no balancete o saldo real que consiste no saldo da conta descontando-se o valor das antecipações (padrão = marcado)

Quadro “Opções para Exportação em Arq. Texto”

“Juntar todos os relatórios em um arquivo” – Se marcado, junta todos os condomínio em apenas um ARQUIVO TEXTO. (padrão = marcado)
“Balancete Diário” – Se marcado, o arquivo texto terá o título “Balancete Diário”, caso contrário o título será “Balanço 01/10” (dia/mês). (padrão = desmarcado)

Clique na Aba Relatórios:

Selecione o tipo de relatório que deseja imprimir
Configure suas variáveis

Clique em Processar ou F2