Cobrança

Condominium > Cobrança > Cotas em Aberto

Nesta tela, você encontrará as seguintes funções:

Consulta dos recibos de um determinado condôminio que estão em atraso
Impressão destes recibos (Segunda via)
Impressão de recibo para pagamento de cotas na administradora
Impressão de Certidão Negativa de débito (é solicitada quando não há cotas em aberto no período solicitado)
Geração de acordo

Procedimentos:

Consultando as cotas em aberto

Informe o código do condomínio ou pressione o botão “binóculos” para localizá-lo
Informe o código do bloco ou pressione o botão “binóculos” para localizá-lo
Informe o código da unidade (condômino) ou pressione o botão “binóculos” para localizá-lo
Informe o período para pesquisa
Informe a data do cálculo
Informe o código do índice econômico, para correção, ou pressione o botão “binóculos” para localizá-lo
Marque as caixas “Multa”, “Correção” e ”Juros” para que sejam calculadas as multas, acorreção monetária e os juros das cotas respectivamente
Marque a caixa “Corr. e juros sobre (Valor + Multa) para que a correção monetária e os juros sejam calculados sobre o valor do recibo acrescido de multa (Se estiver desmarcado, a correção e os juros serão calculados tomando como base somente o valor principal do recibo)

Marque a caixa “Juros sobre correção” para que os juros sejam calculados tomando como base o valor calculado + correção monetária Clique no menu “Processar” ou clique no botão com o “Visto Verde”

NÃO CONSTA DÉBITOS:

Caso a unidade não tenha nenhum débito em aberto, poderá ser impresso a certidão negativa, proceda da seguinte forma:

Clique no botão sim para que seja aberta a tela:

Nessa tela deverá ser informado todos os itens para que sejam impressos na certidão.

Marcando a opção Modelo II (texto RTF) a declaração poderá ser totalmente personalizada, clique aqui e baixe um arquivo modelo que poderá ser editado.

Salve esse arquivo na pasta textos_rtf na pasta de arquivos do sistema, caso essa pasta ainda nao exista basta cria-la.

Variáveis: clique no botão:

Será mostrada a lista de váriaveis possíveis:

Dessa forma a certidão poderá ser editada e personalizada com o logotipo da administradora e textos padrões.

 

CONSTA DÉBITOS:

Feito isso você pode:

Visualizar a composição de um recibo
Marque a caixa “Visualizar Recibo” e selecione um recibo no quadro “Recibos em Atraso”, a composição do recibo selecionado aparecerá no quadro da direita “Visualização do Recibo Selecionado”
Imprimir um recibo
Selecione um recibo no quadro “Recibos em Atraso”, selecione um modelo de recibo na caixa “Tipo de Impressão” e pressione o botão “Imprimir Recibo Selecionado”.

Para imprimir todos os recibos, pressione o botão Imprimir todos os recibos”
Imprimir relatórios basta selecionar um no menu “Relatórios”



Gerando um acordo:

Clique na aba “Recibos p/ Acordo (Ctrl+A)”

Selecione um recibo e pressione o botão “Seleciona Recibo para Acordo” (Repita esse passo para todos os recibos que entrarão no acordo)


Clique na aba “Gerar Acordo (Ctrl+G)”

Informe a quantidade de parcelas
Informe a data de geração do acordo
Informe a data para o primeiro vencimento da primeira parcela do acordo
Informe a data limite para pagamento da primeira parcela do acordo
Informe a conta bancária do condomínio

Pressione o botão “Processar”


 

Na tela “Geração de Acordo de Pagamento” serão demonstradas as parcelas do acordo.
Nela você poderá incluir um Valor Adicional e/ou Honorários (estes valores serão divididos entre as parcelas).

Para isso, basta informar o valor nos campos:

“Valor Adicional”
“Honorários”

Pressione o botão “Recalcular Parcelas” (se for informado um valor de honorário, deve-se informar também a conta para lançamento).


Também é possível alterar os dados de cada parcela, para isso, selecione a parcela e pressione o botão “Alterar Parcela”.

Para confirmar a geração do acordo, pressione o botão “Gravar acordo e sair”.